A Industrial Light & Magic ou ILM é uma empresa de efeitos especiais fundada em 1975 pelo cineasta George Lucas.
A grande maioria dos filmes de maior sucesso da história do cinema teve a participação desta empresa.
E dos filmes que tiveram grandes revoluções nos efeitos especiais a maioria também esteve ligada de alguma forma à ILM.
Se você já assistiu filmes como “Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, “Jurassic Park” ou qualquer filme da série “Star Wars” você contemplou a capacidade desta empresa em fazer magníficos efeitos especiais.
Como a ILM surgiu?
A sua criação está muito ligada ao renascimento do uso dos efeitos especiais em grande escala nos filmes e ao surgimento de empresas de efeitos especiais.
Antes da criação da ILM, na década de 70, o uso dos efeitos nos filmes tinha diminuído consideravelmente e quando utilizados eram feitos por departamentos dentro dos próprios estúdios de cinema.
Assim, tinha o departamento de efeitos da Warner Bros, o departamento de efeitos da Universal Pictures, etc.
Após escrever o roteiro do filme “Star Wars – Uma Nova Esperança”, George Lucas tinha interesse de usar efeitos especiais de uma forma nunca antes vista. George procurou vários departamentos de efeitos especiais de estúdios e maioria estava inativa.
Assim, George notou que para fazer o seu filme, ele precisaria criar do zero uma empresa de efeitos que fosse capaz de executar todas as cenas com efeitos especiais.
Desta forma, George começou a contatar técnicos de efeitos especiais para formar um grupo, cada técnico contatou outros e assim por diante. Um galpão foi alugado para abrigar esta equipe e assim nasceu a Industrial Light & Magic.
Crédito: Disney+©
Na sua grande maioria, esse time era composto de jovens artistas, hobistas e estudantes que tinham pouca ou nenhuma experiência com efeitos especiais profissionais para filmes.
Mas foi justamente esta “inexperiência” que permitiu com que este time da ILM não tivesse medo de fazer o que ninguém nunca fez antes.
A ILM se torna uma gigante dos efeitos especiais
A ideia inicial era que a ILM fosse criada apenas para fazer o filme “Star Wars IV – Uma Nova Esperança”.
Entretanto, depois desse filme do George Lucas, a outros diretores também começaram a contratar a ILM, como Steven Spielberg no filme “Os Caçadores da Arca Perdida” e até por outros estúdios como no filme “O Dragão e o Feiticeiro” (coprodução Disney e Paramount).
A partir desses filmes, o crescimento do número de produções em que a ILM estava envolvida foi estratosférico. Até o momento são mais de 300 filmes cujos efeitos especiais têm participação da ILM.
Atualmente, a ILM, agora concentrada apenas em efeitos visuais, é uma das principais companhias de efeitos especiais, talvez até, a melhor.
Crédito: Disney+©
Uma homenagem à ILM: o documentário “Light & Magic”
Em Julho de 2002, estreou uma série de documentários no streaming Disney+ chamada “Light & Magic”.
Esta série conta a história da Industrial Light & Magic desde 1975 e a importância do seu papel no desenvolvimento dos efeitos especiais do cinema e da TV.
A série tem 6 episódios que contam com detalhes os bastidores da criação desta empresa, não só os sucessos mas também os conflitos internos.
Assim, se você é gosta de efeitos especiais, não deixe de assistir este documentário. Abaixo você pode conferir o trailer deste documentário.
Continue visitando nosso blog para mais novidades e não deixe de comentar abaixo qual filme com efeitos especiais da ILM que você mais gosta!