“Para um ator, filmar num set com tela azul é de destruir a alma”. Essa frase foi dita pelo ator Ewan McGregor que interpretou Obi Wan Kenobi durante a filmagem do filme “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”.
A Produção Virtual é uma tecnologia de filmagem que veio para ficar. E com toda certeza vai resolver esse desconforto dos atores durante a filmagem de cenas com efeitos visuais.
E em termos de Produção Virtual, a série da Disney+, “The Mandalorian”, se mostrou ser pioneira do seu uso em maior escala.
Neste primeiro artigo de uma série sobre a temporada 1 de “The Mandalorian“, vamos ver um pouco sobre a produção virtual. Nos seguintes vamos ver os efeitos práticos e visuais digitais.
O que é Produção Virtual
Um dos truques do cinema mais comuns é criar a ilusão de colocar um personagem num ambiente em que ele não estava realmente.
Assim, tecnologias como Projeção Traseira (Rear Projection) e Projeção Frontal (Frontal Projection) foram as primeiras invenções. Depois filmar usando tela azul e verde se tornou o método dominante. Agora a produção virtual é o próximo passo.
Mas o que é Produção Virtual? Produção Virtual é um método de produção de filmes e programas de TV que pode usar imagens geradas por computador, realidade aumentada, captura de movimento e outras tecnologias para criar ambientes realistas e efeitos num set virtual.
Dessa forma, a Produção Virtual permite com que os cineastas criem paisagens convincentes, podendo seu uso ser tanto para filmes com atores reais como animados.
Geralmente, a produção virtual faz uso de paredes de vídeo de LED. Nessas paredes de vídeo de LED, são projetadas imagens geradas por computador em tempo real, criando cenários de fundo e ambientes durante a filmagem com os atores.
Crédito: Full Sail University
Com a produção virtual, os diretores podem fazer mudanças na cena sem ter que esperar que a equipe de cenários recriem o set ou criem novos objetos de cena.
No vídeo a seguir você pode conferir um exemplo de produção virtual:
StageCraft: A Produção Virtual de ‘The Mandalorian’
StageCraft é o sistema de produção virtual no set criado pela Industrial Light & Magic (ILM) usada desde a temporada 1 de “The Mandalorian”.
De forma simplificada, o StageCraft tem paredes de vídeo de LED de alta definição.
Desenvolvimento do StageCraft
As origens do StageCraft vem das filmagens do filme “Rogue One: Uma História Star Wars” de 2016, em que o diretor de fotografia Greig Fraser teve ideia de usar grandes telas de LED como parte do cenário.
Essa ideia foi desenvolvida por integrantes da ILM, Richard Bluff e Rob Bredow, e da Epic Games, Kim Libreri, uma vez que para gerar imagens em tempo real nas telas de LED precisaria de se usar tecnologia de jogos.
O criador e produtor de “The Mandalorian”, Jon Fraveau, já tinha trabalhado com a ILM durante a produção de “O Rei Leão” de 2019 a fim de criar tecnologias que facilitassem a visualização de cenas em computação gráfica.
Essas tecnologias foram a realidade virtual e as imagens geradas por game engine, permitindo com que Favreau visse em sua câmera uma imagem gerada por computador de como ficaria a cena.
Assim, como Favreau começou a trabalhar em “The Mandalorian”, a ILM teve a oportunidade perfeita de usar o sistema StageCraft com um diretor preparado para usá-la.
Como funciona o StageCraft?
O StageCraft consiste em filmar atores e partes de cenários reais cercados por grandes paredes de vídeo de LED de alta definição. Essas paredes de vídeo projetam o restante do cenário, céus, etc.
No processo anterior mas ainda em uso atualmente, consistiria em filmar os atores e cenários parciais em frente a uma tela verde que depois, durante a fase de pós-produção, os artistas de composição substituiriam pelo restante do cenário.
Dessa forma, com o StageCraft, a equipe de produção pode projetar imagens do cenário com base no ângulo de câmera, podendo mudar de dia para noite, etc, tudo gerado em tempo real por computador como se fosse um jogo de computador ultrarrealista.
Como geralmente as telas podem rodear o palco ao fundo, os lados e acima, o palco usando essa tecnologia é também chamada de “Volume”.
Crédito: Disney+©
Por isso que a ILM atuou junto com a Epic Games, uma vez que era preciso usar um motor de jogo ou game engine, ou seja, um software capaz de renderizar em 3D em tempo real imagens realistas nas telas de LED.
Para isso, a ILM e a Epic Games usaram para a temporada 1 de “The Mandalorian” o game engine Unreal Engine, produzido pela Epic Games.
No entanto, para a segunda temporada de “The Mandalorian”, a ILM usou uma nova versão do StageCraft, chamado de StageCraft 2.0, em que substituiu o game engine Unreal por um desenvolvido por eles chamado de Helios.
StageCraft em ‘The Mandalorian’
Mais da metade da primeira temporada do “The Mandalorian” teve o uso do StageCraft, reduzindo custo e tempo.
Crédito: Disney+©
Assim, eles usaram telas de vídeo de LED semicircular de 270 graus e 6 metros de altura e uma tela no teto com 22 metros de diâmetro, combinando no set de filmagem, atores com partes de set reais e extensão dos set criada em 3D e projetada nas telas.
O interessante é que a projeção nas telas reagiam ao posicionamento da câmera, de forma a projetar imagens nas telas de LED de forma adequada.
No entanto, a ILM também fez uso de técnicas de filmagens mais antigas como a criação de miniaturas para aliviar a pressão em cima dos artistas que geravam estas imagens.
Assim, em algumas cenas, a ILM fotografou miniaturas de cenários e converteu em modelos digitais, gerando um ambiente 3D em tempo real.
Os ambientes criados pela ILM eram projetados interativamente nas paredes de vídeo de LED e podiam ser editados e renderizadas em tempo real em alta definição de acordo com a perspetiva correta, usando poderosas placas gráficas de vídeo da NVIDIA.
Assim, as imagens foram geradas de acordo com a perspectiva da câmera em tempo real e iluminando o cenário e os atores de forma realista.
Veja no vídeo a seguir o StageCraft da ILM em ‘The Mandalorian’:
Não esqueça que na próxima semana teremos mais sobre os efeitos especiais da primeira temporada de “The Mandalorian”. Enquanto isso, não deixe de conferir os outros artigos do Blog MSFX!